O vereador Beto Avelar, líder da prefeita Adriane Lopes na Câmara Municipal, conseguiu a aprovação do Projeto de Lei que amplia as oportunidades no Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho – PRIMT), antigo Proinc. A proposta trouxe como novidade o adicional de 50% no valor da bolsa-auxílio para beneficiários que realizam atividades de alto esforço físico, como capina, manutenção de canteiros e reparos em vias — serviços ligados principalmente à Secretaria Municipal de Infraestrutura. A medida também busca resolver a dificuldade da Prefeitura em preencher essas vagas.
Uma emenda do vereador Beto Avelar amplia o prazo de permanência nesses casos para até 36 meses, permitindo mais estabilidade a quem desempenha esse trabalho pesado. “Esse trabalho braçal precisa ser valorizado com 50%, que é justo e legítimo pois dedicam a sua força para a limpeza da cidade, a manutenção de ruas e toda a infraestrutura do nosso município, faça chuva ou faça sol. Também por isso, esses trabalhadores também poderão ter o tempo de contrato amplia do de 24 para 36 meses, desde que esteja desempenhando bem o seu trabalho. Isso é um avanço e nós temos que valorizar essas pessoas que fazem um trabalho essencial para nossa capital”, afirma Beto Avelar.
Uma das novidades é a reserva de 3% das vagas para pais ou mães de pessoas com deficiência — um avanço especialmente significativo para as chamadas mães atípicas, que muitas vezes não conseguem empregos formais devido à rotina intensa de cuidados com os filhos.
O projeto aprovado também cria a função de Auxiliar de Intérprete de Espanhol e garante que 5% das vagas sejam destinadas a pessoas imigrantes, incluindo refugiados e solicitantes de refúgio, fortalecendo a política de integração social na cidade.
Beto Avelar também garantiu a aprovação de uma emenda reduzindo de sei para três meses o tempo mínimo de desemprego para ingressar no PRIMT, facilitando o acesso de quem precisa voltar ao mercado com urgência.
O parlamentar ressalta que o PRIMT tem sido uma ótima iniciativa com transparência e responsabilidade capaz de promover o ingresso ao mercado de trabalho e a garantia de renda e emprego para pessoas que buscam oportunidade. “Com a prefeita Adriane Lopes, o PRIMT mudou para melhor e ampliou o acesso à capacitação profissional e o emprego e, principalmente, garante mais inclusão, dignidade e oportunidades para a população campo-grandense”, conclui o vereador Beto Avelar.







