O projeto Ressignificar: Elaborando Lutos, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), conquistou o 1º lugar na categoria Atuação Finalística IX – Cidadania e Direitos Humanos foi reconhecido nacionalmente no Prêmio CNMP 2025, destacando-se como referência em acolhimento e transformação social para vítimas de crimes violentos. A iniciativa oferece atendimento psicológico gratuito, devolvendo dignidade e protagonismo a quem mais precisa.
Idealizado pela Promotora de Justiça Renata Goya, com o apoio das Promotoras de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani e Clarissa Carlotto Torres, o Ressignificar rompe a lógica tradicional do sistema de justiça, ao focar não apenas na responsabilização do agressor, mas também no cuidado integral às vítimas e seus familiares.
O projeto é realizado em parceria com a Faculdade Insted, por meio do curso de Psicologia, na sede do Núcleo de Apoio de Vítimas de Crimes e Atos infracionais Violentos (Navit), na unidade ministerial da rua da Paz, em Campo Grande. A iniciativa permite a participação remota das vítimas. O acolhimento especializado é oferecido em ambiente seguro, propício à escuta ativa e à reconstrução emocional.
Desde sua implantação, em novembro de 2023, o projeto “Ressignificar” já apresentou resultados concretos, promovendo a reintegração social, a redução do sofrimento e o aumento da autoestima de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Mais do que um serviço, o projeto “Ressignificar” se consolida como uma forma de proteção integral às vítimas diretas e indiretas, além de representar uma inovação institucional. Trata-se de uma iniciativa com potencial de replicação em âmbito nacional. O reconhecimento pelo Prêmio CNMP reforça a importância de ações que unem sensibilidade, empatia, compromisso humano e ciência no enfrentamento ao luto.
O projeto Ressignificar representa um novo paradigma para o Ministério Público: uma justiça que acolhe, escuta e transforma, servindo de inspiração para todo o Brasil.
Texto: Karla Tatiane
Arte e foto: Decom/MPMS
![20250917_144839_original_DSC08724[1]](https://noticia67.com.br/wp-content/uploads/2025/09/20250917_144839_original_DSC087241-696x464.jpg)






