O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul, deferiu a conversão do caráter temporário para permanente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA) da OAB/MS.
A relatora do processo, Conselheira Caroline Karmouche Beal, durante a leitura do voto, lembrou que o Presidente Bitto Pereira foi o primeiro a presidir a CJA em MS e hoje está na segunda gestão como Presidente da Seccional, apontando ainda o relevante papel que a comissão desempenha junto à jovem advocacia sul-mato-grossense.
O Coordenador das Comissões da OAB/MS, Felipe Simões Pessoa, emitiu parecer favorável à conversão sob o fundamento de que a CJA tem exercido papel constitucional de destaque, consolidando-se como espaço essencial de acolhimento, integração, formação e valorização da jovem advocacia.
O Presidente Bitto Pereira destacou a importância da conversão do status da comissão. “A CJA é uma comissão atuante, impulsionando os que estão começando. Fico muito feliz em ter sido o primeiro presidente dessa comissão e, no mandato que presido, transformá-la merecidamente em comissão permanente”.
O Presidente da CJA, Luciano Albuquerque Silva, agradeceu ao Conselho Seccional pelo deferimento do pedido, em especial à relatora Caroline Karmouche Beal, que apresentou um voto de grande sensibilidade e brilhantismo.
No entender de Luciano, o resultado é mais uma demonstração de que a atual gestão reconhece, valoriza e apoia a jovem advocacia sul-mato-grossense. Ele agradeceu ainda ao Secretário-Geral da CJA, Lucas Gertz, que o representou de forma exemplar na sessão, bem como à diretoria e aos membros da Comissão que subscreveram o pedido, os advogados Thiago Souza e Wesley Fróes.
“A conversão da natureza da Comissão consolida a certeza de que a jovem advocacia de Mato Grosso do Sul terá sempre espaço garantido na OAB/MS para idealizar e executar seus projetos e atividades. É uma conquista histórica, que começou em 2001 com o então Presidente Bitto Pereira e que, desde então, vem se fortalecendo ano após ano. Agora, com caráter permanente, reafirma-se o compromisso da Ordem em assegurar protagonismo e voz à nova geração da advocacia”, disse.
De acordo com a relatora do processo, os advogados em início de carreira representam 1/4 dos inscritos na seccional sul-mato-grossense, razão pela qual o acolhimento, a formação continuada e a integração desses profissionais são indispensáveis.
A atuação da CJA tem se revelado de excelência, com inúmeros projetos, programas e eventos realizados em benefício da classe, entre os quais se destacam CJA Networking, Residência Jurídica, Escola de Prerrogativas, Conferência Estadual da Jovem, Acolhida, Caravana Jovem, Voz da Experiência, Café com Presidente, Papo Jovem, CJA Mais Perto, Banco de Talentos, Primeiros Passos, Curso de Formação da Advocacia, Conferência Nacional da Jovem, mini cursos, aulas e palestras realizadas durante as reuniões da CJA – todos voltados à capacitação, integração e fortalecimento da advocacia em seus primeiros anos de atuação.
Em seu voto, Caroline Karmouche Beal apontou que todas as iniciativas são de caráter contínuo e essenciais para a jovem advocacia, de modo que a continuidade dessas ações não pode ser comprometida por limitações impostas pela natureza temporária da comissão. “O que reforça a urgência da natureza temporária em permanente, representando um avanço institucional e um compromisso da OAB/MS com os profissionais no início de carreira”.
![CJA-Permanente-1170x650[1]](https://noticia67.com.br/wp-content/uploads/2025/09/CJA-Permanente-1170x6501-1-696x387.jpg)






