O descarte adequado de embalagens de pesticidas e antimicrobianos é uma questão crucial para a proteção do meio ambiente e da saúde pública, especialmente no contexto rural. O assunto será debatido pela Frente Parlamentar do Leite, às 14h desta quarta-feira (09), na 85ª Expogrande. A reunião acontecerá na Casa do Leite, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.
Coordenador da Frente Parlamentar, o deputado Renato Câmara (MDB) enfatizou que o encontro servirá para discutir diversas propostas legislativas e programas que beneficiem os pequenos produtores, promovam o desenvolvimento econômico do campo, incentivem o crescimento da economia regional, reduzam impactos ambientais e garantam mais segurança à produção rural.
“A pauta da reunião abordará temas de relevância para o setor, como a proposta de criação de uma legislação estadual para regulamentar o descarte de embalagens de pesticidas e antimicrobianos, que será apresentada pelo médico veterinário Wilson Nobuiu Igi. O objetivo é aumentar a segurança ambiental e incentivar práticas responsáveis na produção rural”, disse o parlamentar.
Também será debatida a criação do Fundo Agro MS, que visa garantir recursos específicos para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário, e o projeto “Vale Leite”, de incentivo à produção e ao consumo, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Os participantes da reunião também poderão acompanhar um panorama sobre os programas em andamento, como o Proleite MS, o Leite Vida e os incentivos às indústrias do setor. Câmara abrirá espaço para sugestões sobre a programação do Seminário do Leite e a Manhã do Leite, previstos para acontecer na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), ainda neste ano.