O Governo do Estado, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) concedeu à Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã o acesso a painéis de inteligência em saúde, antes restritos ao nível estadual. As ferramentas permitem o monitoramento em tempo real de riscos sociais, sanitários e vetoriais, além de um mapa territorial com notificações de casos de arboviroses.
A entrega da tecnologia ocorreu durante visita técnica nesta segunda-feira (2), e marcou também o início da implantação da sala de situação da saúde municipal, com comitê técnico multidisciplinar focado no enfrentamento de crises sanitárias e decisões baseadas em dados.
“Desenvolvemos ferramentas tecnológicas avançadas que possibilitam às secretarias municipais de saúde, especialmente nas regiões de fronteira, o acesso em tempo real a painéis integrados com dados epidemiológicos georreferenciados. A plataforma utiliza inteligência de dados para cruzar informações, gerar alertas automáticos e facilitar a visualização de tendências. Com essas soluções, as decisões ganham mais precisão, eficiência e impacto direto na proteção da população”, afirmou o coordenador de tecnologia da informação, Marcos Espíndola, que apresentou as ferramentas e conduziu a liberação dos acessos.
Também estiveram presentes o gerente regional da Sanesul em Ponta Porã, Célio Poveda Filho, e a tecnóloga em saneamento ambiental, Natalia Pereira, representando a integração entre saúde e saneamento nas ações de vigilância.
Ainda nesta segunda, agentes de controle de endemias do município receberam novos celulares no Paço Municipal. O ato também marca o lançamento da nova funcionalidade do eVisita, que registra e georreferência depósitos públicos com potencial para focos do mosquito da dengue — e que será testada primeiro em Ponta Porã.

Ponta Porã também sediará primeira Sala de Situação Binacional do país
Além da tecnologia direcionada à secretaria municipal, a cidade será a primeira a implantar a Sala de Situação de Saúde Binacional, iniciativa inédita no Brasil. Com previsão de funcionamento neste mês, a estrutura física fará parte de uma rede integrada com o Paraguai, focada na vigilância conjunta e resposta rápida a emergências sanitárias.
A proposta, coordenada pela SES e pactuada em reunião binacional com presença do Ministério da Saúde, autoridades paraguaias, organismos internacionais e prefeituras da fronteira, prevê a instalação das salas também em Mundo Novo e Porto Murtinho.
O modelo adotado contará com mapas interativos, sistemas de georreferenciamento e equipes técnicas binacionais atuando de forma coordenada.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto capa: Chico Ribeiro/Arquivo
Fotos: Marcos Espíndola
Veja Também
Com o apoio do Governo do Estado, 54ª Expomara apresenta tecnologia, ações sociais e shows gratuitos
Com o tema “O agro unindo negócios, educação e entretenimento em uma experiência para toda família”, teve início na noite de sexta-feira (6) a 54ª Expomara – Exposição Agropecuária de […]
Agraer, Embrapa e Iagro reforçam prevenção à gripe aviária com foco na agricultura familiar
Diante do recente caso de influenza aviária (H5N1) detectado em uma granja comercial em Montenegro (RS), onde a unidade passa por vazio sanitário até 18 de junho, a Agraer (Agência […]
Filial da Casa do Artesão no Bioparque Pantanal apresenta crescimento contínuo nas vendas
Inaugurada no dia 19 de março deste ano, durante a Semana do Artesão, a primeira filial da Casa do Artesão, instalada no Bioparque Pantanal, tem apresentado crescimento consistente nas vendas […]
Mês do Meio Ambiente: projeto florestinha intensifica atividades de educação ambiental em MS
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul intensificou as atividades do Projeto Florestinha, iniciativa socioambiental […]
Governo de MS concede tecnologia a Ponta Porã para monitorar riscos sanitários
Monitoramento municipal é ampliado com tecnologia do Estado e integração binacional para resposta rápida a crises sanitárias na fronteira com o Paraguai O Governo do Estado, por intermédio da SES […]
Procon de MS assume secretaria executiva do Colegiado Nacional dos Procons
O Procon Mato Grosso do Sul foi eleito quinta-feira (5) para a Secretaria Executiva do Colegiado Nacional de Procons Estaduais. A estrutura institucional será presidida pelo Procon São Paulo, com […]

![cidade-de-Ponta-Pora-730x480-1[1]](https://noticia67.com.br/wp-content/uploads/2025/06/cidade-de-Ponta-Pora-730x480-11-696x458.jpg)






