Primeira oitiva da CPI do Consórcio Guaicurus acontece na quarta-feira (23)

|

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Consórcio Guaicurus deve entrar em ação nesta semana com as primeiras oitivas – momento dedicado à escuta de pessoas externas, convidadas ou convocadas para contribuir com os trabalhos da comissão. A reunião acontece na quarta-feira, dia 23 de abril.

Nesta etapa inicial, foram indicados dois nomes pela vereadora Luiza (PT): Gabriel Santos da Silva e a Professora Doutora Maria Lúcia Torrecilia. Ambos devem participar da sessão para compartilhar suas experiências, análises e perspectivas sobre o tema investigado.

A expectativa é que os depoimentos tragam elementos importantes para a compreensão dos impactos e funcionamento do consórcio, ampliando o olhar da CPI para além dos dados técnicos e documentos oficiais. O envolvimento de vozes da comunidade e do meio acadêmico reforça o compromisso da comissão com uma apuração transparente, participativa e conectada com a realidade da população.

“Ambos devem contribuir com informações importantes para o trabalho da CPI e, inclusive, subsidiar com dados e fatos o trabalho dos parlamentares, pois o usuário do transporte público tem experiência na pauta, e a professora especializada no tema traz dados técnicos e científicos que são essenciais nesse processo” comentou a vereadora. 

Gabriel Santos, além de usuário do transporte coletivo é especialista em mobilidade urbana e transporte público e deve comparecer na qualidade de testemunha sobre a prestação do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros pelo Consórcio Guaicurus, mediante concessão do Município de Campo Grande. 

Já Maria Lucia Torrecilia é arquiteta e urbanista, professora titular da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAENG/UFMS), e deve contribuir com informações técnicas e científicas sobre urbanismo, planejamento e desenvolvimento urbano e mobilidade urbana, no contexto do serviço público de transporte coletivo do Município de Campo Grande.

Assessoria de Imprensa da Vereadora Luiza Ribeiro

MAIS NOTÍCIAS