Senai inicia formação de jovens aprendizes PcD em indústria de Mato Grosso do Sul

|

O Senai é responsável pela formação de turma de jovens aprendizes formada exclusivamente por pessoas com deficiência (PcD) para atuar na Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do país. A aula inaugural foi realizada no dia 1º de março e faz parte do desenvolvimento de uma série de iniciativas para tornar o setor sucroenergético cada vez mais plural.

Gratuita, a formação é oferecida para 16 jovens moradores de Glória de Dourados, que devem atuar como assistentes administrativo. A capacitação conta com 800 horas de aulas teóricas e práticas, cujas atividades acontecerão na Unidade Eldorado da Atvos, localizada em Rio Brilhante (MS). A conclusão do curso está prevista para setembro de 2024.

Conforme o gerente de gestão e negócios do Senai, Marco Aurélio Martinez Elias, a iniciativa vai ao encontro dos princípios da instituição. “É a segunda turma de PcD que formamos e a inclusão das pessoas no mercado de trabalho deve ocorrer de forma contínua e ampla”, afirmou.

Para a diretora de pessoas e organização e comunicação da Atvos, Silvana Sacramento, o programa é muito representativo. “A capacitação de jovens com deficiência é imprescindível para auxiliar a inclusão efetiva dessas pessoas na sociedade, além de promover o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, tornando-os agentes de mudanças positivas no setor e em suas carreiras profissionais”.

Imersão com familiares na rotina de trabalho

Com o objetivo de promover ainda mais inclusão e aproximar os familiares e os próprios alunos do dia a dia da empresa, a Unidade Eldorado recebeu, no mês de fevereiro, para um dia de vivência nas operações. Mães, pais, responsáveis e parceiros tiveram a oportunidade de conhecer toda a área administrativa da usina, incluindo o setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Controle Agrícola, Centro de Operações Integradas (COI), entre outras. Ao final, também participaram de um tour de ônibus pela planta agroindustrial, acompanhados de líderes e outros colaboradores que apresentaram o processo produtivo.

“O que mais gostei de ver foi a atenção e o carinho de todos com os nossos filhos. Me senti segura em conhecer a unidade e as equipes, e sei que todos estão sendo acolhidos de braços abertos”, comenta Valdileusa da Costa Amador, mãe do aluno Luan, que também faz faculdade de Engenharia Agronômica e deseja seguir carreira na área.

A oportunidade no programa de aprendizes da Atvos representa o ingresso do mercado de trabalho por parte dos filhos e a felicidade dos pais, que desejam vê-los iniciar uma trajetória profissional. “Para a minha família, esse projeto é um incentivo, uma valorização profissional e demonstra o compromisso que a empresa tem com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, conta Jhon Lenon Rodrigues Oliveira, aluno da turma que possui deficiência visual.

A primeira turma da Atvos formada exclusivamente por jovens com deficiência no estado sul-mato-grossense iniciou as atividades em outubro de 2022, em Rio Brilhante (MS). Ao todo, outros 16 alunos já estão sendo qualificados também como assistentes administrativos. Além deste grupo de jovens, uma outra turma de 12 estudantes PcD vem recebendo, desde agosto de 2022, aprendizagem para a função de almoxarife, em Mirante do Paranapanema (SP).

Todas essas iniciativas fazem parte do Movimento Comunidade, programa que integra o MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos, que tem como propósito incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e das comunidades localizadas no entorno das operações.

MAIS NOTÍCIAS